Aconteceu no dia 03 de outubro de 2011, a inauguração oficial da escola profissionalizante de Morada Nova. O evento contou com a participação da banda Monomotor.
Garantia de desenvolvimento pessoal e social aos jovens de Morada Nova. É o que a Escola Estadual de Educação Profissionalizante (EEEP) Osmira Eduardo de Castro, inaugurada pelo governador Cid Gomes e a secretária da Educação Izolda Cela na noite desta segunda-feira (03), significa para a aluna Cíntia, representante dos alunos desta sede. Faixas e adesivos durante a inauguração demonstravam o orgulho de ser a 79ª EEEP inaugurada.
A nova escola terá capacidade para 540 alunos, com 12 salas de aula, auditório, laboratórios de química, física, matemática, línguas, biologia e informática, além de quadra poliesportiva. Para Cid Gomes, este espaço é uma demonstração de que o governo leva a sério uma educação pública de qualidade. “O nosso Estado tem avançado muito na educação. Hoje, o Ceará é o estado do nordeste com a nota mais alta no ensino médio”, comemorou o Governador.
Esta escola faz parte da 10ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), sediada em Russas. A escola, com 4,5 mil metros quadrados, ofertará, em tempo integral (das 7 horas às 17 horas), cursos profissionalizantes, além do ensino médio. Os alunos poderão optar entre os cursos de mecânica, carpintaria, finanças e agroindústria. Foi investido na unidade, oriundos do Tesouro do Estado, o valor de R$ 8,5 milhões. Glauber Castro, prefeito de Morada Nova, agradeceu a parceria com o Governo Estadual. Segundo o prefeito, “só com essa parceria, podemos dizer que hoje estamos mudando o futuro desse município”.
Além do prefeito da cidade, estiveram presentes na solenidade o vice-governador, Domingos Filho; a secretária da Educação, Izolda Cela; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; o superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia, Quintino Vieira; o deputado estadual Delegado Cavalcante além de lideranças da região.